Dia Nacional do Folclore Português e Sorteio VitÓria


No próximo fim de semana, decorem na Praia da Vitória o "Dia Nacional do Folclore Português" e o anúncio dos vencedores do "Sorteio VitÓria".

Anualmente, o último domingo do mês de maio assinala o Dia Nacional do Folclore Português.

Este dia foi estabelecido pela Assembleia da República, em julho de 2015, a pedido da Federação do Folclore Portuguêssendo uma forma de valorizar a sua cultura e história tradicional e popular portuguesa.

De forma a assinalar este dia, o Município da Praia da Vitória, em parceria com o COFIT e a Direção Regional da Cultura, comemora no dia 28 de maio, domingo, o Dia Nacional do Folclore Português, no Centro Histórico da Cidade.

Quando e onde se inicia a comemoração?

A comemoração inicia-se, pelas 12h30, com uma "Celebração Ecuménica", na Igreja Matriz de Santa Cruz da Praia da Vitória, seguindo-se, às 15h00, o "Desfile Etnográfico" pela Rua de Jesus até à Praça Francisco Ornelas da Câmara.

Após o "Desfile Etnográfico", pelas 15h30, decorre a "Exibição de grupos da Praia da Vitória", também na Praça Francisco Ornelas da Câmara.

Quais os grupos que irão participar?


Do concelho de Angra do Heroísmo participam os seguintes grupos:
Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense, Grupo de Bailhos e Cantares da Ilha Terceira, Grupo Folclórico "Os Bravos", Grupo de Baile à Antiga do Posto Santo, Grupo de Folclore “Modas da Nossa Terra”, Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Sebastião, Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha "Recordar e Conhecer" e Grupo Folclórico "Memórias da Nossa Gente" da Casa do Povo de São Bartolomeu.

Do concelho da Praia da Vitória participam os seguintes grupos:
Grupo Folclórico da Casa do Povo da Vila Nova, Grupo Folclórico "Fontes da Nossa Ilha" das Fontinhas, Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Brás, Grupo Folclórico "Doce Esperança", Grupo de Folclore "Cantares da Eira" da Vila das Lajes e Grupo de Bailado Regional Sapateia Açoriana.

Conheça aqui, a história de alguns dos grupos.

Apenas os grupos do concelho da Praia da Vitória irão atuar na Praça Francisco Ornelas.

No evento serão ainda anunciados os vencedores do "Sorteio VitÓria", que se habilitaram a vencer o sorteio ao comprar no comércio da Praia da Vitória desde o dia 24 de março.

Podem ser encontrados mais detalhes no artigo: Sorteio Vitória.








Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.