Festas do Divino Espírito Santo


As festas em louvor ao divino Espírito Santo ocorrem anualmente em toda a ilha Terceira, iniciando-se no domingo a seguir à Páscoa, tendo o seu término 8 domingos depois.

No geral consiste na realização de 8 "funções", promovidas pelos respectivos Imperadores.


Como são escolhidos os Imperadores?


Os imperadores e mordomos dos impérios são escolhidos a cada ano, através de um sorteio de pelouros, entre aqueles que se voluntiariam a fim de cumprirem as sua promessas.

A "função" é composta por vários momentos marcantes, que vão desde a espera de Coroa, o rezar do Terço ao longo da semana, o Bezerro e a "coroação".


O "bezerro" ocorre no final da semana, onde é sacrificado o gado a ser distribuido em esmolas e confeccionado para o tradicional almoço no domingo.


As esmolas são compostas pela carne, pão e vinho.

No domingo, o dia da coroação propriamente dita, realiza-se a procissão pela freguesia e na Igreja acontece a cerimónia de maior significado, onde são "coroadas" as pessoas escolhidas pelo Imperador. De seguida acontece o tradicional almoço regional.


Normalmente as crianças são as escolhidas para serem "coroadas".


A tradicional refeição é composta pelas sopas do Divino Espírito Santo, o cozido, a alcatra, arroz doce, pão, massa sovada, sumo e vinho.


Após a procissão, até à Igreja, "coroação" e almoço, segue a procissão até à casa do próximo Imperador que está à espera da procissão.

A "espera de Coroa" consiste em receber as Coroas, Bandeiras e demais Insígnias, que são colocadas no altar, devidamente enfeitado com flores, onde a cor predominante costuma ser o branco. Junto ao altar, todas as noites, Imperadores e os demais convidados reúnem-se a fim de rezar o Terço.


As festas em Louvor ao Dívino Espírito Santo são vividas acima de tudo na zona do Ramo Grande e têm um grande impacto na economia local. Esta tradição sustenta-se acima de tudo da alma açoriana, pela capacidade de união e partilha.


Na Ilha Terceira o culto do Espírito Santo está documentado desde 1492.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.